top of page
planeta-dos-macacos-o-reinado_x9v9_edited.jpg

PLANETA DOS MACACOS: O REINADO

Planeta dos Macacos: O Reinado realiza um salto no tempo após a conclusão da Guerra pelo Planeta dos Macacos. Muitas sociedades de macacos cresceram desde quando César levou seu povo a um oásis, enquanto os humanos foram reduzidos a sobreviver e se esconder nas sombras. Apesar de ser responsável pela segurança da nova geração de primatas evoluídos, muitos não conhecem os feitos de César. E é neste novo cenário que um líder macaco começa a escravizar outros grupos para encontrar tecnologia humana, enquanto um jovem macaco, que viu seu clã ser capturado, embarca em uma viagem para encontrar a liberdade, sendo uma jovem humana a chave para todos.

NOTA: 5/10

Planeta dos Macacos: o Reinado continua a história dos filmes antecedentes agora partindo de um ponto onde o mundo é comandado por eles. A premissa do filme é muito interessante, pois parte de um ponto que já vivemos como sociedade. É bem interessante imaginar como um outro tipo de mundo nós teríamos se começássemos de novo.

A narrativa do filme escolhe executar isso fazendo com que os macacos tenham ações muito similares aos seres humanos. Por um lado é muito interessante, pois coloca um pé na estratégia de George Orwell para tocar em pontos muito complexos da nossa sociedade atual como colonialismo, domínio dos meios de produção, e até um bem atual que são as fake news. 

O enredo deixa muitas coisas claras em relação a isso, e é bem interessante ver esse interesse por uma temática social bem forte, principalmente quando falamos em um filme que é um Blockbuster, porém ele falha em questões muito básicas que acabam diminuindo a força da obra.

 

O filme tem muitos pontos positivos, como a fotografia, a animação absurda e a dublagem. É uma obra visualmente muito bonita e cativante, e me deixa bem intrigada em relação á construção dela. Contudo, sua falha principal é muito básica, não consegue prender a atenção do público.

 

Temos uma temática densa, complexa e muito relevante, e novamente, eu aplaudo a forma com que o filme se propõe a usar de um cenário diferente para discutir os temas muito atuais da nossa sociedade, porém o desenrolar da narrativa me fez querer desistir de assistir várias vezes.

 

Esse filme sofre várias vezes do “falso final". Tem algumas situações em que essa ferramenta é muito bem usada, mas em Planeta dos Macacos ela só serviu para alongar algo que não precisava. Só dentro dele conseguíamos contar uns 3 filmes diferentes.

 

É um filme com valor de produção muito alto, bonito e tecnologicamente falando um absurdo, porém em focar em tudo isso perde a principal característica do cinema que é contar uma boa história. 

Planeta dos Macacos: o Reinado estreia dia 09 de maio nos cinemas brasileiros 

 

Marina Barancelli dos Santos

Maio, 2023

ELENCO

Kevin Durand, Freya Allan, Peter Macon, Owen Teague

ROTEIRO

Patrick Aison

PRODUÇÃO 

Peter Chernin, Jenno Topping, Joe Hartwick, Rick Jaffa, Jason Reed, Amanda Silver

DIREÇÃO

Wes Ball

bottom of page