OS FANTASMAS AINDA SE DIVERTEM:
BEETLEJUICE BEETLEJUICE
Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice é a continuação direta do clássico pop Os Fantasmas se Divertem, dirigido por Tim Burton e lançado em 1988. Na nova trama, voltamos à casa em Winter River, onde três gerações da família Deetz se reúnem após uma tragédia inesperada. Lydia Deetz (Winona Ryder), agora adulta, é mãe da adolescente Astrid (Jenna Ortega). A jovem introvertida, ao explorar o sótão da antiga casa, descobre a misteriosa maquete da cidade e, inadvertidamente, reabre o portal para o mundo dos mortos. Esse ato inesperado traz de volta o excêntrico fantasma Beetlejuice (Michael Keaton), que, mais uma vez, transforma a vida dos Deetz em um verdadeiro caos. Com seu humor peculiar e seu estilo único, Beetlejuice promete causar novas confusões, misturando o mundo dos vivos e dos mortos de uma forma que só ele sabe fazer.
NOTA: 8/10
Os Fantasmas Ainda Se Divertem é a direta sequencia do filme de 1988, que continua acompanhando a vida de Lydia, agora mãe de Astrid, com qual não tem uma boa relação.
Se passaram 36 anos depois do primeiro filme, o que é um longo tempo para retomar uma sequencia direta. Wynona Ryder, que faz a personagem principal, está com 52 anos, comparado com os seus 16 do primeiro filme.
Foi uma cartada bem interessante continuar a história, pois é um filme extremamente icônico, tanto que até os dias de hoje vemos fantasias de Halloween de ternos listrados e vestidos vermelhos bufantes. É algo muito consolidado na cultura popular, então, se vier um sucesso comercial, na verdade é bem previsível.
Contudo entramos no ponto de, porque é um filme tão forte e tão querido, a probabilidade das pessoas não gostarem é maior ainda, principalmente depois de tantos anos. Porém estamos falando de um veterano na industria cinematográfica, sendo que o diretor Tim Burton sendo é um dos profissionais do cinema mais icônicos das ultimas décadas, ou seja, ele sabe o que está fazendo.
A contratação da Jenna Ortega foi extremamente inteligente, pois ela é a atriz sensação da nova geração. Depois de Wandinha, ela virou uma estrela instantânea entre jovens e crianças, então já com isso, o diretor trás um novo público para o cinema.
Tenho que comentar que para mim é estranho ver um filme do Tim Burton com todas as suas características icônicas sendo reproduzido de forma tão "moderna", mas isso acaba sendo uma estranheza pessoal, pois o que faz sentido é ele se adaptar as tecnologias modernas. O primeiro filme foi gravado em filme de 35mm, então a textura e a imagem são muito característica da época, já a sequência, foi filmada em formato digital, o que muda bastante.
Porém tenho que falar que a arte do filme me decepcionou um pouco, no quesito de sentir falta um pouco mais da estranheza tão característica do diretor. Continuamos com elementos muito icônicos personagens e fantasmas incríveis, sem medo de ir para um lado absurdo, porém acho que, porque sou tão apegada ao primeiro filme, a presença da modernidade me deixou um pouco triste.
O elenco está incrível como sempre, mas queria somente comentar que a Lydia me pareceu vivar um pouco parecida com a outra personagem icônica dessa década de Wynona Ryder em Stranger Things, dito isso, ainda adoro ela.
A sequencia de Beetlejuice é muito divertida e tenho certeza que vai atrair um público jovem para esse universo incrível!
Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice estreia dia 05 de setembro nos cinemas brasileiros
Marina Barancelli
Setembro, 2024
ELENCO
Jenna Ortega, Monica Bellucci, Michael Keaton
ROTEIRO
lfred Gough, Miles Millar, Seth Grahame Smith
PRODUÇÃO
Pete Chiappetta, Tim Burton
DIREÇÃO
Tim Burton