top of page
civil-war-2024-0_edited.jpg

GUERRA CIVIL

Em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos, uma equipe pioneira de jornalistas de guerra viaja pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo.

NOTA: 9/10

De todos os filmes a serem lançados no ano de 2024, ‘Guerra Civil’ era aquele que eu pretendia ignorar. Apesar de ter um ator brasileiro no filme, o genial Wagner Moura, o material promocional junto aos trailers não foram nada atrativos para mim, mesmo sabendo que o filme vinha de uma mente criativa muita renomada dos últimos anos, o Diretor Alex Garland que fez filmes como ‘Ex_Machina’, ‘Men’ e ‘Aniquilação’. Mas após assistir ‘Guerra Civil’, tudo que eu tenho a dizer é que temos o melhor filme do ano até agora, ou pelo menos, um dos melhores. 

Se você espera o discurso tradicional de um conflito, onde um lado é o certo e o outro o errado, pode tirar essa ideia da sua cabeça. ‘Guerra Civil’ não é um filme tradicional de guerra, onde procura contextualizar o que está acontecendo e o dilema que fazem os soldados agirem. Nesse filme o discurso é claro, onde não importa o lado, as consequências são as mesmas. E o fato do filme nos colocar na perspectiva de jornalistas que trabalham com sua ética da imparcialidade perante aos lados, corrobora ao posicionamento antiguerra. 

Acho que a grande falha do filme seria a cena inicial, onde traz a perspectiva totalitária do Presidente. Além de ser uma cena que se desconecta com o restante da obra, também quebra o discurso que o filme veio a fazer e pregou até o final da projeção. Mas é isso, não tem mais nada de negativo que posso acrescentar sobre o longa. 

Os quatro atores principais do filme arrasam muito! Wagner Moura é o que rouba mais a cena por ser um personagem cômico, Cailee Spaeny traz o fator inocente do grupo que vai se corrompendo ao longo da jornada e Stephen Henderson é a voz da razão e o sábio durante a jornada sendo o personagem mais fácil de se afeiçoar. Contudo, o grande destaque vai para Kirsten Dunst que está fenomenal como uma fotojornalista que perdeu há muito tempo sua humanidade, uma construção tão detalhada e poderosa. Quero acrescentar mais um ator que aparece pouco, mas esse pouco é o suficiente para causar um dos maiores momentos de tensão do filme. Lembre-se disso quando for assistir a ‘Guerra Civil’.

No geral, o saldo do filme é positivo, valendo muito a pena o preço do ingresso e te proporcionando uma experiência de tensão do início ao fim.

Guerra Civil estréia dia 18 de abril nos cinemas!

 

Bryan Lander

Abril, 2023

ELENCO

Kirsten Dunst, Wagner Moura, Cailee Spaeny, Jesse Plemons, Nick Offerman, Stephen Henderson

ROTEIRO

Alex Garland

PRODUÇÃO 

Gregory Goodman, Allon Reich, Andrew Macdonald

DIREÇÃO

Alex Garland

bottom of page