CLUBE DOS VÂNDALOS
Clube dos Vândalos acompanha a jornada de um clube de motoqueiros do centro-oeste americano, os Vândalos. Através da vida de seus membros, o filme narra, ao longo de uma década, a transformação do clube, de ponto de encontro de motoqueiros à margem da comunidade local, no início, à gangue sinistra que ameaça e coloca em risco até o modo de vida autêntico e único do grupo original.
NOTA: 4/10
Clube dos Vândalos é um filme que em teoria soa muito bem. A ideia de contar a história de origem de um clube que carrega uma cultura muito significativa é sempre um ponto forte para filmes, além de que no caso desse filme, conta a história de um grupo de pessoas com simbologias muito esteticamente "cult". Mas a questão, é que o filme falha miseravelmente na execução.
Carregado de um elenco absurdo, contando com Tom Hardy, Austin Butler e a gênia da Jodie Corner, o filme se pauta em estereótipos e estilos que em teoria fazem sentido, mas acaba saindo como uma cópia de outros filmes icônicos.
O filme não trás nenhuma originalidade, nem no quesito de roteiro, pois acaba nem conseguindo decidir qual história está contando, nem no quesito de estilo, pois apresenta uma mistura de referências e não defende nenhuma escolha fortemente, além do que perde inúmeras oportunidades.
O filme conta sobre um clube que é basicamente sobre a relação de irmandade entre homens, um local onde pessoas querem se sentir em casa. O filme consegue de certa forma passar isso, bem no começo, mas então começa a mudar a narrativa, e eu no final nem sabia sobre o que eu estava assistindo. Tive uma dificuldade enorme de me conectar com qualquer personagem.
Clube dos Vândalos em um momento que estamos vendo uma mudança no cinema mundial, não consegue nem se sustentar na proposta da nostalgia do antigo cinema.
Clube dos Vândalos estreia dia 20 de junho nos cinemas brasileiros
Marina Barancelli dos Santos
Junho, 2024
ELENCO
Austin Butler, Jodie Comer, Tom Hardy, Michael Shannon, Mike Faist
ROTEIRO
Jeff Nichols
PRODUÇÃO
Fred Berger, Sam Hanson, Arnon Milchan
DIREÇÃO
Jeff Nichols