E O OSCAR VAI PARA QUEM?
Patos! é um filme infantil de animação e aventura dirigido por Benjamin Renner e Guylo Homsy . A trama mostra uma família de patos formada por Mack - o pai superprotetor -, Pam - a mãe exploradora -, e os filhos Dax e Gwen. Enquanto Pam tem o desejo de mostrar o mundo aos filhos, Mack só quer manter a família em segurança no lago em que vivem na Nova Inglaterra. Porém, quando um novo grupo de patos aparece no local com uma série de histórias sobre viagens incríveis, a família concorda em partir rumo à Nova York, para visitar a Jamaica tropical. Mas a viagem começa a se complicar.
NOTA: 8/10
Tivemos dia 23 às indicações para o Oscar 2024. (Lista aqui). Tivemos uma reação be fervorosa as indicações, principalmente porque alguns favoritos do público não entraram na lista de indicações. Eu pessoalmente me surpreendi com alguns, mas nada saiu do que eu estava esperando.
Para quem não acompanha muito o mundo das premiações do cinema, vou tentar dar uma breve resumida. Agora no começo do ano, acontece a "award season", que é uma temporada de cerimonias no mundo dos filmes. É muito prêmio, e fica ate difícil de acompanhar, o Globo de Ouro, Emmy, SAG Awards são só alguns que no fim de tudo levam a maior delas que é o Oscar.
Por causa dessas outras premiações a gente consegue prever um pouco que pode levar os categorias, mas muitas vezes eles acabam surpreendendo e indo contra a onda. O Oscar se diferencia tanto, porque é entregue desde 1929 e é dado pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas, conhecida como The Academy .
Agora, como é que a Academia chega aos concorrentes para o Oscar? Bem, isso é feito por meio de um sistema de indicações dos membros pertencentes á associação, que atualmente são certa 9.000 pessoas votantes. Os membros basicamente fazem uma lista de filmes/profissionais, em ordem de preferência e á partir do ranking surgem os indicados. Tem uma questão de uma espécie de nota, que é calculado, que se chama o magic number, em que se soma todas os números de indicações e divide ele pelo número de indicados possíveis. Esse número final vira uma espécie de “nota de corte”.
Agora, a gente pensa, com 9.000 pessoas como é que dá tanto problemas e reclamação na questão dos indicados. De uns anos para cá, especialmente nos últimos 8 anos, depois de 2015 em que tivemos o #OscarsSoWhite em que entre 40 indicados não tinha uma pessoa negra, a Academia se diz comprometida á trazer mais diversidade para a premiação. Mas no final das contas, o Oscar se resume á membros da indústria que indicam os outros membros, e isso faz com que algumas dinâmicas aconteçam.
Por exemplo, uma Academia composta somente por um tipo de pessoa, que é demograficamente mais propenso a gostar um tipo de filme, vai manter suas indicações á um tipo de filme. Realmente, a bancada está mais diversa, além de que há mais diversidade dos indicados, porém vamos começar á lembrar que a que a Lily Gladstone, atriz principal do Assasinado da Luas das Flores em 96 anos é a primeira mulher indigna americana á ser indicada para a categoria principal. Lembrar também que a última vez que uma mulher preta ganhou a categoria de melhor atriz foi há 23 anos e em 96 anos somente 6 diretores pretos foram indicados - todos homens, e nenhum ganhou. Porém novamente, a academia usa o fato de que nas categorias de atores coadjuvantes tivemos muitos mais ganhadores, como por exemplo a viola Davis, que no filme Fences, interpretou a atriz principal, mas a produção do filme fez campanha para coadjuvante pois sabia que assim a chance era maior dela ganhar, e ganhou.
Ok, mantendo essa informação em mente e chegando em como funciona então a votação dos vencedores. Aí, que fica um pouco mais fechado, pois ela é feita comente por membros mais "estimados" da Academia, e é aí que nós temos que nos perguntar, quem são?
Eu não vou ser hipócrita dizer que o Oscar não é por exemplo um grande sonho para mim, como produtora e cineasta, porque eu acho que, para qualquer um que trabalha na área, seria uma validação enorme. Ele é o premio mais reconhecido da indústria, e sendo assim, quando alguém ganha, nos olhos da indústria existe um maior respeito. Porém, eu acabo pensando muito sobre o que ele realmente significa. O diretor de parasita FALTA, falou em uma entrevista que ele entende o Oscar não indicar mais pessoas asiáticas porque eles são um premio muito local. Isso é verdade. O Oscar tem a categoria de filme internacional e é MUITO difícil que um ator, diretor ou técnico seja indicado pelo filme internacional e ganhe. É estranho porque as vezes a Academia dá esperança para a gente, quando por exemplo o Boon ganha 5 prêmios em uma mesma noite, mas daí 2 anos depois, não indica quase nenhum profissional asiático.
Esse ano a gente teve algumas surpresas, boas e ruins. Barbie, que é o que mais está sendo comentado, não recebeu indicações de melhor atriz e melhor direção, e por outro lado recebeu outras 8 indicações merecidíssimas. O grande "choque" foi que Ryan Goslin, que faz o Ken, recebeu a indicação por melhor ator coadjuvante. É minimamente estranho isso mesmo, que em um filme sobre mulheres o protagonismo da premiação vá para ele. O meu "choque" em particular vai para ele ter sido indicado. Particularmente, eu vejo Barbie como um sucesso de mercado e. de execução de filme. Eu acho merecio a indicação de roteiro, de direção de arte, de melhor filme, e acho que realmente faltou a direção, mas eu não vejo ele como um sucesso em atuação.
Acho que temos que entender que as indicações do Oscar refletem muito o que acontece em várias instancias no mundo, mas também lá dentro da industria. Todo dia nós somos lembrados que nós não somos celebridades, ou seja, nós, aqui, que vemos o filme de fora, a audiência, não participamos do que aconteceu lá dentro.
O que me leva á outro ponto, o Oscar é baseado em campanhas. Não sei se vocês já ouviram aquela frase de que na época do Oscar os atores e atrizes mudam de personalidade pois eles vão fazer campanhas para o Oscar. As pessoas literalmente fazer festas para essa campanha, antes e depois das indicações. Então, de novo, a gente realmente sabe o que acontece?
Uma vez eu estava assistindo um desenho animado com a minha prima pequena, e surgiu um episódio sobre premiações, e eu achei genial que eles retrataram a Academia como entidades mitologias que não são pessoas. Eu acho engraçado que a gente trata como se fosse isso. A Academia é composta por pessoas, com opinões pessoais, vidas e também preconceitos.
É um premio incrível, porque a Academia hoje em dia que decide os indicados é realmente composta por gente incrível, e realmente está mais diversa, porém de novo, é uma organização composta por pessoas, e certamente essas pessoas não refletes muitas vezes o desejo de uma maioria.
Porém nós temos que dar crédito aonde merece. Esse ano, tivemos alguns erros bem casos, e eu nao me refiro á Barbie, e acho que é o momento para as pessoas olharem e também verem se elas não replicam o mesmo padrão que o Oscar tem. Realmente dentre a industria cinematográfica mundial, selecionar 5 atrizes e dizer, que baseadas em um premio americano, elas são as melhores do mundo?
Eu vou citar erros que são previsíveis e de filmes grandes, como por exemplo o Leonardo DiCaprio pelo filme do Martin Scorcese. Mas se realmente formos listar todos os esnobados não teria como caber em um texto. Eu sempre vou lembrar do ano que o Jordan Peele fez Nós, ela naquela ano bateu record de nomeações, mas não foi indicada pelo Oscar. Esse ano, por exemplo, a Ava Duvernay, que é uma diretora incrível se quer foi mencionada em outras categorias.
Eu acho que deveria fazer um outro texto me aprofundando melhor nessa questão de nomeacoes do Oscar e falando sobre o que acontece. Mas a questão com esse texto é a gente lembrar o que o Oscar é, uma escolha de um grupo de pessoas. Ficaos bravos, sim, mas também deixamos isso no fundo da nossa mente. O Oscar se beneficia do mundo inteiro quando televisiona o premio dele mundialmente, Hollywood faz a mesma coisa, mas na hora de colocar as pessoas do mundo inteiro para dentro é seletiva. O Oscar é uma lembrança eterna de que a gente aqui fora, não entra lá dentro, e enfim, isso pode ser levado para diversas instancias da nossa vida, quando não tempos um diretor preto que ganhou em 96 anos. Então bora comemorar as conquistais e falar dos erros, mas lembrar o que um filme significa.
Como eu disse ali encima, Barbie para mim é um fenômeno de produção, acima de qualquer coisa, pois é um filme feminino que bateu mais de 1 bilhão de dólares. O premio dele tá aí. Tá na Margbot Robie ser indicada como produtora pra melhor filme. Agora a Lily, uma atrais nativo americana, fazendo ujm filme do Scorcese que lida com questões indígenas, é um ganho para a atuação. O Colman Domingo, um homem latino e gay ser indicado para a categoria de melhor ator é uma vitória. Vamos lembrar que a luta social feminista no cinema. não acaba pq uma atriz não foi indicada, assim como não acaba a racial porque um ator foi indicado.
Patos! estréia dia 04 de janeiro nos cinemas!
Marina Barancelli,
Diretora, Produtora e Atriz
Janeiro, 2023
ELENCO
Original: AKumail Nanjiani, Elizabeth Banks, Danny DeVito, Caspar Jennings.
Nacional: Sérgio Stern, Priscila Amorim, Ary Fontoura, Sam Vileti, Melinda Saide.
ROTEIRO
Mike White, Benjamin Renner
PRODUÇÃO
Chris Meledandri
DIREÇÃO
Benjamin Renner, Guylo Homsy